As melhores coisas que eu assisti e joguei em 2025

2025 foi um ano em que eu não tive muito azar com os jogos filmes e livros (eu sei chocante, eu lendo) que eu tive o prazer de jogar, assistir e ler. E se teve algo ruim, acho que eles não foram marcantes o suficiente para marcar minha memória. Inclusive, foi o primeiro ano onde eu não criei uma lista dos piores do ano, seja jogo ou filme.

Dito isso, vamos à listas! Elas não estão em nenhuma ordem em particular.



Melhores jogos que joguei em 2025

Eu tenho review de todos eles no meu perfil do backloggd, mas acho quero dar destaque para Signalis e Anatomy. Esse foi um ano bom pra cacete pra jogos de terror e acabei achando dois que me marcaram bastante e provavelmente irei recomendar pelo resto dessa minha bela vida. Signalis, além de ser um ótimo survival horror, conta uma das histórias de amor mais intensas (e confusas) que já vi. Quase um paralelo grotesco à Alice no País das Maravilhas, eu ia me aprofundando cada vez mais na "toca de coelho". Eu procurar respostas, achava mil perguntas, mas toda aventura foi prazerosa. Sei que não é um jogo tecnicamente perfeito e a rejogabilidade não é das melhores, mas ele mexeu muito comigo das melhores formas possíveis.

E Anatomy é a melhor experiência de terror que eu tive em anos, sem exagero. Pode parecer hipérbole para alguns, mas poucas coisas me deixaram tão desconfortáveis quanto Anatomy. Depois de ter visto um vídeo do lendário Jacob Geller, eu coloquei ele na minha lista por mais de um ano e eventualmente criei a coragem de dar 3 doletas nele. E que raiva, eu devia ter feito isso antes. Ele aborda um dos temas que mais me fascina no terror, as casas assombradas, não por espíritos humanos, mas por algo além da nossa compreensão, se ela fosse um ser próprio. Experiência curtinha e sensacional!


Melhores filmes que assisti em 2025

Quanto aos filmes, não tenho muito o que acrescentar além de que todos esses são ótimos. KPop Demon Hunters tem uma direção de arte magnífica, apesar da história água com açúcar. Já falei de Sinners antes aqui, mas ele é O meu filme do ano, disputando com The Thing de John Carpenter, um dos suspenses mais bem feitos que já assisti.

Além de I Saw The TV Glow, que para não me estender muito, foi um filme que me devastou e me fez acordar para uma realidade que eu precisava aceitar se eu um dia quiser ser feliz de verdade.

Teve outros filmes bons que assisti no ano, como Robô Selvagem (que também é lindo), mas esses foram os que mais ficaram na minha cabeça depois de assistir. Para 2026, pretendo continuar assistindo alguns lançamentos, mas há outros clássicos do terror e do cinema, no geral, que quero colocar em dia.



No finzinho de 2025 também comecei um novo hábito de leitura! Já li ótimas obras como A Metamorfose, Descolonizando Afetos e também estou lendo outros livros no meu novo Kindle. Eu fiquei muito feliz com a compra, mas gostaria que tivéssemos outras opções de E-readers no Brasil porque dar meu dinheiro pra Amazon tem sido algo que vem me incomodando mais e mais. Pelo menos os livros posso pegar de "outras fontes", se é que você me entende hehe.

Estou bem otimista para 2026 e tenho tentado pensar mais criticamente em como gasto meu tempo. Agora que estou tentando diminuir ainda mais o tempo que eu gasto em redes sociais, espero ter mais tempo para me dedicar ao consumo de coisas que vão agregar algum valor pra mim, não necessariamente intelectual, mas que me marque de alguma forma. Ler já tem feito eu me sentir muito melhor comigo mesma e entender melhor partes de mim que eu ainda não tinha parado para refletir. Filmes, jogos, músicas e arte, no geral, me cativam por isso, eles tem a capacidade de nos fazer pensar e refletir sobre nossa parte humana, algo que as redes sociais raramente conseguem fazer, ainda mais ultimamente.