Como está sendo usar Linux

Faz quase uns dois meses que eu formatei meu computador para Linux, na esperança de finalmente poder me livrar das garras da Microsoft e seu insuportável Copilot. E eu acabei optando pelo Zorin OS, como distro, por facilitar instalar driver da Nvidia. No geral, teve muita dor de cabeça para deixar ele do jeito que eu gosto, mas fico feliz em dizer que 80% das coisas que eu faço no computador podem ser feitas sem dor de cabeça. Algumas coisas funcionam até melhor do que no Windows. Consigo jogar todos os meus joguinhos que eu gosto, usar discord, navegar na internet, etc.
O problema são os outros 20%, que são as coisas criativas que eu quero fazer. Como gravar e editar vídeos, áudio, livestream, etc. Nessa parte, ainda tem muita coisa para melhorar. A Nvidia também não colabora em deixar o Nvidia Broadcast e outros programas próprios fora do ecossistema Linux.
E eu to pensando em desistir, infelizmente, e esse deve ser o caminho que vou tomar mesmo. Porque eu quero voltar a fazer lives e vídeos, mas não quero ter que resolver problemas que minha GPU cria sozinha. Já basta ter que escrever e gravar roteiros. Eu recomendo a experiência para quem é curioso. De verdade, acho que a maioria das pessoas hoje conseguem viver com um computador Linux com mínimas adaptações na rotina.
Nvidia, melhore. TikTok também, não sei porque raios vocês obrigam as pessoas a usarem seu fork porco do OBS para streamar na sua plataforma. Não faz sentido! Até o dia em que eu trocar minha GPU por uma da AMD (idealmente uma RX 9070) e ver se isso resolve meus problemas, provavelmente terei que me contentar com o Windows e sua ferramenta horrível de updates.